As empresas de pequeno e médio porte têm grande potencial e servem de sustentação para a economia, devido à flexibilidade, agilidade e adaptação ao mercado. Em meio a tantas instabilidades econômicas, essas pequenas empresas levam vantagem porque não necessitam de ações volumosas e o tempo de resposta delas é bem mais rápido que o das maiores. Porém, tais organizações podem ser prejudicadas e, até mesmo, fechadas por causa da forte concorrência e da falta de informação. Segundo dados do Sebrae, 49% das empresas encerram as atividades com até dois anos após sua abertura.
A falta de informação é a principal causa para o fim precoce de muitas empresas. Elas iniciam as atividades sem conhecer muito bem sobre a área de atuação e as possíveis dificuldades, agindo de forma reativa ao que acontece no mercado, sem saber como enfrentar a concorrência com inovação, sem falar na acirrada guerra de preços.
Por esse motivo, toda empresa que está começando deve pesquisar sobre tudo, traçar as suas principais características, seus planejamentos, suas metas, estudar posições da concorrência, do preço, do público-alvo. Juntar todo o tipo de informação é necessário para valorizar o potencial que toda pequena empresa tem, além de garantir que o negócio dê certo.
Para saber mais sobre o assunto, leia um artigo sobre pequenas e médias empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário