A sustentabilidade, atualmente, é um assunto muito propagado e discutido. Por este motivo, o comércio eletrônico também está fazendo parte desta cadeia. As inúmeras vantagens que as lojas virtuais oferecem perante as lojas físicas ultrapassam muitas barreiras, inclusive no quesito sustentável.
O comércio eletrônico dispensa o uso direto de carros e ainda favorece a economia de tempo. Em muitas lojas virtuais, a logística é executada de modo sustentável a fim de diminuir o gasto com transportes desnecessários e também evitar a queima excessiva de combustível, fazendo com que se polua menos.
As embalagens dos produtos adquiridos através do comércio eletrônico costumam ser de papelão, material que pode ser reciclado facilmente, outro fator positivo e sustentável. Algumas lojas virtuais disponibilizam pontos estratégicos de coleta de materiais recicláveis, atitude que transpõe o mundo virtual para o físico.
O comércio eletrônico ajuda a minimizar a infra-estrutura, reduzir a necessidade de estoques e aumenta a eficiência em transportes. Sendo tudo eletrônico, sem necessidade de manequins de plásticos para visualização, grandes unidades de ar condicionado no telhado e neons enormes nas portas dos estabelecimentos, as lojas virtuais estão desmaterializando partes consideráveis do processo de varejo.
Outro ponto extremamente importante e considerável a favor do e-commerce é que além de todas as vantagens, receber os produtos em casa é muito mais eficiente do ponto de vista ambiental, pois evita que muitas pessoas saiam sozinhas em seus carros para ir ao shopping.
Sustentabilidade e comércio eletrônico podem sim caminhar juntos.
FONTE: blog.dotstore.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário