quarta-feira, 8 de setembro de 2010

'Melhor Idade' Invade as Redes Sociais.


No início da Internet, era a população de jovens a que mais crescia entre os seus usuários; hoje, segundo os especialistas, o grupo demográfico que mais rapidamente está crescendo é o de idosos. Metade dos usuários online entre 50-64 anos já utilizam Facebook e LinkedIn. Este número representa 25% a mais com relação à pesquisa¹ realizada em abril de 2009. Entre Abril de 2009 e Maio de 2010, os usuários que disserem utilizar Redes Sociais com idades entre 50-64 anos cresceu88%, em comparação com um crescimento de apenas 13% entre os usuários com 18-29 anos.

“Vamos nos conhecer? Adoro fazer amigos! Gente dinâmica, que goste de dançar, viajar, navegar na net, teatro, música etc... Entrem em contato, poderemos ser bons amigos!” Este anúncio, publicado por uma senhora na faixa de 61 a 70 anos no portal Terceira Idade, exemplifica a maneira como os idosos participam da internet. Eles utilizam a rede para conhecer pessoas, namorar, trocar receitas e até para se expressar por meio de poemas.
Existe, atualmente, um grupo significativo de idosos que participam ativamente nos fóruns virtuais debatendo sobre temas ligados aos direitos de aposentados e pensionistas e também sobre medicina e saúde. As redes sociais são espaços da Internet destinados ao encontro de amigos, cultivar novas amizades e até mesmo iniciar namoros e relacionamentos afetivos. Atualmente existem redes sociais dedicadas exclusivamente ao público de idade mais avançada.

No Brasil, um exemplo de rede social dedicada a pessoas de mais idade é o portal "Mais de 50" (http://www.maisde50.com.br/), que já está em funcionamento há mais de nove anos e possui cerca de 120 mil usuários cadastrados, a maioria mulheres (70%). Nesse portal, é permitida a troca direta de informações entre os usuários, além de outras funcionalidades como informações sobre beleza, comportamento, cuidado com idosos, lazer, nutrição, saúde, sexualidade, testes, dentre outras.
Esta troca de informações entre usuários de interesses específicos possibilita o estabelecimento de novos relacionamentos, pode ajudar o funcionamento do cérebro em pouco tempo, e além disso, boa saúde física e mental são fatores de suma importância para os idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário