Criar um blog de sucesso não é muito fácil, mas existem alguns caminhos que podem lhe ajudar bastante.
1. Defina seu público-alvo
Antes de tudo, temos que saber quem é nosso público-alvo. Com quem queremos falar e a quem queremos atingir com nossa mensagem. E mais importante ainda, com quem queremos criar um relacionamento. Estas questões às vezes parecem óbvias, mas nem sempre são respondidas de forma mais profunda.
Quando me refiro a público-alvo, quero dizer algo bem específico, como: “Os casais,entre 25 e 55 anos, de Classe A e B, que estão indo a um restaurante na minha cidade”. Isso é uma boa definição de público-alvo. E se você acha que seu público- alvo é muito amplo, divida em grupos menores, mais específicos e trabalhe cada um desses grupos.
Quando se tenta atingir todo mundo, acaba-se não atingindo ninguém e desperdiçando oportunidade.
2. O que você pretende com seu público-alvo
Desenvolva que tipo de relacionamento você quer desenvolver com seu consumidor. Se você espera uma ação imediata, como compra ou pedido, por exemplo, sei blog deverá estar focado em informações necessárias que o público busca antes de decidir pela compra.
Precisa-se ser específico novamente, pois nesse momento você deve definir o que pretende realmente obter através de sua comunicação com seu público e qual o resultado esperado.
3. Como se comporta seu público-alvo
Esta é uma questão fundamental na Internet : o comportamento do consumidor on-line. É muito importante que você saiba, e se não souber pesquise, como seu público-alvo se comporta em relação ao que você pretende.
Você tem que descobrir, através de pesquisas na internet onde este público está como ele navega na Internet, e o que ele gosta como busca informação e o que ele procura de verdade. Precisa também entender o comportamento geral do consumidor na Internet e fazer pesquisas on-line sobre o assunto. Tudo para que você possa pensar no comportamento do seu público-alvo, descrevê-lo e assim poder definir as informações que ele procura e quando ele procura.
4. Que conteúdo produzir para seu público-alvo
Somente após os três passos anteriores é que você poderá definir o foco do seu Blog e o conteúdo a ser produzido. Por exemplo: Se o seu consumidor busca informação sobre a qualidade dos restaurantes, você pode produzir conteúdo com dicas sobre restaurantes, pode criar conteúdo com notas e observações sobre restaurantes ou pode compilar matérias que saem na mídia sobre os restaurantes. Todos os exemplos produzem a mesma informação, mas com conteúdos diferentes.
E lembre-se de ser sempre específico, definindo os temas e os conteúdos que você pretende publicar no seu blog.
5. Como produzir este conteúdo
Você terá que planejar como irá produzir o conteúdo, em que volume e em qual periodicidade irá publicar. Além disso, terá que definir se você mesmo irá escrever no blog ou se vai contratar alguém para isso. A quantidade de blogs sem movimentação e sem atualização é assustadora. Pelo fato das pessoas que os criam não nem sempre pensarem em como seriam produzidos os textos e quanto tempo e dinheiro iriam investir nisso.
Utilizar jornalistas, blogueiros ou escritores para gerar conteúdo original, é uma boa ideia. Mas se você decidir escrever, primeiro tenha certeza de que escreve bem, e depois que pode reservar tempo para isso, no mínimo quatro horas semanais.
O que não falta é conteúdo na Internet e compilar este conteúdo, citando sempre a fonte, já cria um conteúdo útil para o leitor. Mas lembre-se: jamais copie um artigo de alguém sem citar explicitamente a fonte (autor e link para a publicação original).
6. Que plataforma usar
Antes de criar um blog, estude bem qual a plataforma que irá utilizar, como e onde vai instalar o blog. O preferível é que você instale o blog dentro do seu próprio site. Não se recomenda o uso de sites de blogs como o Blogger, pois você não terá controle sobre o blog de sua própria empresa. Utilize um software de gerenciamento de blogs e instale no mesmo servidor onde você hospeda seu site. Se quiser pode criar um endereço (URL) só para o blog, ou utilizar uma extensão do endereço do site.
Caso você não conheça nenhuma plataforma, use o WordPress (www.wordpress.org ), que é a plataforma mais utilizada no mundo, além de ser gratuita.
7. Como divulgar o meu blog
Seu blog não será descoberto por acaso, e esperar que as ferramentas de busca façam o trabalho sozinhas pode demorar muito. Por isso, acelere as coisas. Faça uma lista das ações de divulgação que pretende usar e quais mídias que irá utilizar nessa divulgação. Mais uma vez seja específico, liste os nomes de sites, portais, blogs, comunidades, fóruns e redes sociais onde pretende difundir a informação que seu blog existe.
Não envie mensagens pedindo que acessem seu blog, pelo contrário, participe genuinamente das redes sociais, comunidades e fóruns, e coloque como assinatura de suas mensagens: seu nome, sua empresa e o endereço do seu blog. Coloque o endereço do seu blog na assinatura do seu e-mail e dos colaboradores da empresa. Se quiser investir mais, utilize a publicidade direta para o blog, com ferramentas como os links patrocinados do Yahoo e do Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário