quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dicas Para Ser Um Empreendedor de Sucesso na Internet

Um assunto muito presente em cursos, palestras e entrevistas sobre Empreendedorismo  na Internet tem sido: o que é importante para quem deseja iniciar um empreendimento de sucesso na Internet? Naturalmente, existem inúmeros fatores importantes que poderiam ser citados, mas vamos ficar com seis desses fatores que podem delimitar a fronteira entre o sucesso e o fracasso do empreendedor na Internet.

1 – Conhecer muito bem o novo canal de comercialização
O comércio é antigo, mas o comércio eletrônico tem cerca de uma década de existência no Brasil. É um setor que apresenta constantemente evoluções, novidades e novas possibilidades.
É necessária muita pesquisa na Internet, muita leitura de livros e e-books de qualidade, assim como a realização de bons cursos  faz com que se saiba aproveitar o máximo a grande oportunidade comercial representada pelo e-commerce.

2 – Escolher muito bem o nicho de mercado
Nicho de mercado é um segmento que apresenta um público-alvo com características específicas e cujas necessidades como consumidores não estão plenamente atendidas. Escolher um nicho de atuação significa responder as seguintes perguntas: O que eu vou vender? E, para quem eu vou vender? Uma decisão certa aqui representa um passo muito importante em direção ao sucesso pela seguinte razão: se você tem um bom produto, para o qual existe uma boa demanda, o crescimento será natural, uma vez que seus clientes irão divulgá-lo de forma positiva a outros consumidores igualmente interessados, também irão trazer novos clientes.

3 – Planejar o empreendimento
Planejar é colocar no papel, de forma organizada, todas as variáveis importantes de um empreendimento, criando-se um plano de negócios. O principal motivo para planejar é que isso obriga o empreendedor a pensar de forma organizada, se antecipando aos possíveis problemas e se preparando para eles, para que não seja necessário consertar o navio durante a travessia, como geralmente acontece com a maioria das empresas iniciantes.

4 – Montar um website eficaz
No mundo físico, as transações são realizadas entre pessoas. Na internet, elas são realizadas entre o usuário e um sistema eletrônico que deve funcionar da melhor forma possível para atender as expectativas desse usuário. Independentemente de tratar de uma loja virtual ou de um site sustentado por publicidade ou sistema de corretagem, ele deve ser eficaz, fazendo com que boa parte dos visitantes realize as ações desejadas, de forma fácil e segura. Lembrando que o e-consumidor típico é extremamente exigente, impaciente, crítico e preparado para fazer uma boa avaliação de sites e produtos oferecidos.

5 – Utilizar estratégias eficazes de web-marketing
De nada adianta ter bons produtos expostos numa boa loja virtual, se não houver visitantes para adquiri-los. A utilização das estratégias mais adequadas ao segmento, sempre realizadas sob uma avaliação constante que considere a relação custo/benefício e não somente a receita da campanha, é fundamental para se alavancar o sucesso do empreendimento na Internet. 

6 – Avaliar o desempenho e evoluir sempre
Isso é algo que deve ser feito constantemente com relação ao site e ao empreendimento em geral. Correção de erros, melhorias, implantação de novos recursos, mudanças de rumo decorrente das alterações no mercado, são uma constante na vida do empreendedor, principalmente no e-commerce onde a evolução e as mudanças ocorrem cada vez mais rápidas.

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